Qual é a sua opinião quanto a temporada 2012 do Cartola FC? Pontos fortes e fracos?
Tivemos um resultado bastante positivo. Batemos recordes de audiência e times escalados por rodada. Além disso, conseguimos manter o tempo de janela de apuração de scouts e geração de pontos (que acontece no pós-rodada). Sabemos o quanto isso é importante aos cartoleiros ávidos em saber a pontuação de seus times.
Com base no que foi visto em 2012, algo será melhorado? Podemos esperar novidades de inicio ou no decorrer da temporada?
No gameplay, não haverá mudanças. Comercialmente, acertamos com dois patrocinadores e renovamos a manutenção de um deles. Teremos três Ligas Patrocinadas e algumas medalhas também patrocinadas no Hall da Fama (que também será mantido). Essa iniciativa é importante para que o Cartola gere receitas cada vez mais significativas.
Qual seria a meta/expectativa para 2013?
Nossa expectativa é de que as pessoas se encontrem cada vez mais no Cartola. Já temos uma base consolidada, mas gostaríamos de crescer no número de ligas. Nossa campanha de televisão, como vocês já podem ver no break (intervalos) do SporTV, segue o conceito de socialização. Queremos que as pessoas organizem suas ligas, suas premiações e interajam entre si na plataforma do game. O Cartola tem o potencial de ser o ponto de encontro desses fãs de futebol.
Muitos cartoleiros questionam a possibilidade do retorno da premiação, ela existe?
Muitos? Quantos? Realizamos uma pesquisa que apontou o Cartola sendo muito mais útil no caráter de serviço do que promocional. As chances sempre eram remotíssimas de se ganhar um prêmio e isso gerava frustração em muita gente. Se quiséssemos agradar todo mundo, teríamos que distribuir muito mais prêmio e isso geraria um custo fixo altíssimo, de compra e logística.
Muitos? Quantos? Realizamos uma pesquisa que apontou o Cartola sendo muito mais útil no caráter de serviço do que promocional. As chances sempre eram remotíssimas de se ganhar um prêmio e isso gerava frustração em muita gente. Se quiséssemos agradar todo mundo, teríamos que distribuir muito mais prêmio e isso geraria um custo fixo altíssimo, de compra e logística.
Qual o seu ponto de vista em relação a importância das redes sociais?
Elas são fundamentais como ferramenta de promoção. É uma mídia importante como qualquer outra.
A que você atribui o crescimento constante do jogo?
Existe um crescimento exponencial em tecnologia: internet, banda larga e telefonia móvel (em especial os smartphones). Na esteira deste movimento surgem possibilidades oportunas para bons negócios. Daí entra o Cartola, que surgiu numa época em que sequer imaginávamos a possibilidade de escalar o time através de um aplicativo, em qualquer lugar do mundo (com acesso à internet). Fico imaginando: em quais outras plataformas os cartoleiros estarão atualizando seus times daqui a 50 anos? Enquanto a tecnologia crescer, o Cartola cresce junto. Por que? Porque o conteúdo é muito bom. Não adianta ter um celular de última geração se nele não há uma oferta de produtos com conteúdo altamente qualificado. Atribuo esse crescimento à qualidade que as Organizações Globo (Globo.com, Globosat e Central Globo de Esportes, através do Globoesporte.com) trabalham o produto. Essa trinca é muito vencedora!
Qual o recado você deixa este ano para os cartoleiros que aguardam ansiosamente o inicio da temporada?
Rapaz, a temporada JÁ começou! Parem de ler essa entrevista e corram pro Cartola: Clique Aqui!
0 comentários:
Postar um comentário