André Cintra cede entrevista exclusiva

Em primeiro lugar, gostaríamos de registrar que esta entrevista foi realizada no dia 24 de Abril, não sendo publicada anteriormente devido a reformulação que estava sendo feita no layout do blog. Enfim, vejam na íntegra, o que alguém que tem o prazer de trabalhar com a nossa paixão, tem a dizer sobre o melhor game fantasy do mundo.

Sua apresentação pessoal: nome, idade, de onde é, desde quando trabalha com o Cartola, algo mais que queira dizer.
André Cintra, publicitário, 25 anos. Trabalho há 3 anos com o Cartola e outros produtos de mídia digital dos Canais SporTV. Antes disso, fiz estágio no Globoesporte.com e no Esporte Interativo, sempre trabalhando com negócios relacionas às novas mídias.

Qual a sensação de fazer parte da gestão de algo de tanto sucesso?
Sensação de responsabilidade. Administrar um jogo de tanto sucesso na internet requer uma atenção redobrada com nossos fãs, concorrentes, fornecedores, área comercial, além, é claro, estar antenado para o que acontece a nossa volta. É importante conhecer este nicho, pois a indústria do fantasy game ainda é pequena no Brasil.

A que você atribui o sucesso do jogo?
Futebol é uma paixão nacional. E a internet possibilita a reinvenção do consumo de futebol. Se antes o torcedor se fidelizava com o esporte através das idas ao estádio e compra de camisas, hoje ele também assina pacotes pay-per-view, torna-se sócio do seu clube e escala seu time no Cartola com seus jogadores prediletos. É como no mercado financeiro, ele compra um jogador barato no intuito de vendê-lo valorizado. É clichê, mas o Brasil é um país de 190 milhões de treinadores, cada um querendo expor sua seleção ideal com os recursos disponíveis. Atribuo o sucesso do jogo ao fascínio que o futebol promove no lar de cada brasileiro.

Você joga Cartola FC? Se considera um bom jogador (rs)? Algum fato engraçado para contar envolvendo o game?
Jogo sim. Sou gestor do CINTRA FC ®. Modestia à parte, sou bom jogador, pois procuro sempre estar bem informado. Uma fonte de informação apenas é insuficiente. Recorro a portais, blogs e sites especializados (como o de vocês e do pessoal do Cartolamania, Cartoleiros...) para escalar meu time com o melhor custo-benefício possível. O fato mais inusitado que já me aconteceu foi escalar o Leandro Damião contra o Fluminense, meu time, pois mesmo o torcedor mais fanático pelo Tricolor sentia-se inseguro com a zaga que tínhamos ano passado. Aliás, desde o Thiago Silva, nossos zagueiros deixam a desejar...

Quais são as maiores dificuldades encontradas para elaboração e funcionamento do fantasy game?
Procuramos manter nossos scouts fiéis ao que acontece no Brasileirão. Assim que temos acesso às súmulas dos jogos de uma rodada, analisamos detalhadamente cada partida. Muitas vezes, os Scouts são revisados, as pontuações são revistas e isso nem sempre agrada a todos. Mas é como uma partida de futebol. Algum lado vai ficar infeliz. Trabalhar com paixão é uma tarefa árdua.

Como são computados os scouts?
É um trabalho humano. Não utilizamos softwares para isso. Existe uma equipe para cada partida responsável pelos Scouts do time A e time B. Em seguida, com a liberação da súmula pela CBF, começam os trabalhos de revisão. Mas é importante informar a pontuação de cada time antes disso, pois torcedor nenhum gosta de ficar sem informação do seu time no domingo à noite pós-rodada. Já recebemos e-mail de gente dizendo ter insônia enquanto não publicávamos as pontuações. Mas isso mudou graças a tecnologia que tornaram os processos muito mais ágeis.

O que você acha dos blogs sobre o CartolaFC?
Fundamentais. Ajudam a fomentar discussões e análises do game. Pessoalmente sou incentivador e profissionalmente vocês tem todo o nosso respaldo para continuarem fidelizando nosso game. Afinal, ele é de vocês também!

Qual a sua expectativa para o Cartola FC 2012?
Expectativa de mantermos a média de mais de 1 milhão de usuários ativos por rodada. Ou seja, expectativa de sucesso!

Que recado você gostaria de deixar para a comunidade cartoleira?
Façam de suas ligas as extensões de suas conversas de bar. Através da socialização, o Cartola cresce e ali você encontrará não só entretenimento, mas também um espaço ideal para tirar sarro do teu camarada, organizar suas premiações e mostrar quem é que entende de futebol.

0 comentários:

Postar um comentário